SJX NEWS

    investnews.com.br

    InvestNews

    SJXNEWS
    O império dos genéricos da EMS entre a era das canetas e a sucessão de Carlos Sanchez
    InvestNews·23 de out., 08:00

    O império dos genéricos da EMS entre a era das canetas e a sucessão de Carlos Sanchez

    Em junho de 2010, a EMS colocou seu genérico do Viagra no mercado no dia seguinte ao fim da patente da Pfizer. O registro na Anvisa havia saído em maio. Para apresentar o produto às farmácias, mobilizou 250 representantes comerciais.

    500 profissionais visitariam médicos para divulgar o Suvvia, sua versão com marca. Essa estreia em um passado que soa remoto ajuda a explicar como a família Sanchez construiu uma das maiores farmacêuticas do Brasil: desenvolver medicamentos, obter registros e preparar a produção e as vendas antes mesmo de a exclusividade dos concorrentes terminar. Dezesseis anos depois, a EMS levou essa estratégia à semaglutida, princípio ativo do Ozempic, em meio à compra de rivais e à discussão sobre quem vai comandar a empresa depois de Carlos Sanchez.

    Dono de 75% do capital e presidente do conselho, Carlos divide a administração com a geração seguinte da família. O sobrinho Marcus Sanchez, vice-presidente responsável por marketing e vendas, reconhece que a escolha do próximo presidente cabe ao tio. “A gente sabe que nós somos minoritários”, afirmou em entrevista ao InvestNews .

    Marcus e o irmão, Leonardo, têm 12,5% cada. São filhos de Nanci, irmã de Carlos, que morreu em 2009. A origem dos negócios está numa farmácia aberta pelo avô, Emiliano Sanchez, em Santo André, no ABC paulista, em 1950.

    A fabricação de medicamentos começou em 1964. Quando Emiliano morreu, em 1988, Carlos tinha 26 anos. h+"px","important");});})(); A Lei dos Genéricos, de 1999, abriu uma oportunidade para a expansão.

    Os genéricos reproduzem o princípio ativo do medicamento de referência e precisam comprovar equivalência. A EMS investiu em testes e produção e, em 2000, esteve entre as primeiras a vender os medicamentos da categoria. A preparação permitia disputar espaço nas farmácias assim que as patentes venciam, com versões mais baratas de produtos conhecidos.

    A família também ampliou sua presença com Germed, Legrand e Nova Química. Marcas e equipes comerciais diferentes passaram a disputar as prateleiras com uma estrutura industrial compartilhada. Em 2026, os negócios farmacêuticos foram reunidos sob a marca Grupo EMS; mídia, imóveis e energia ficaram na NC Corp.

    Leia também Negócios Anvisa aprova ‘Ozempic brasileira’, e EMS sai na frente no mercado de canetinhas emagrecedoras Negócios O mundo corre atrás do efeito Ozempic e da próxima geração de GLP-1. A Medley escolheu outro caminho Na principal sala de reuniões da empresa, uma placa diz “Ação”. Segundo Marcus, havia uma igual atrás da mesa do avô.

    Ao descrever Carlos, o executivo escolheu outra palavra: “inconformado”. Esse apetite por crescer levou a família a tentar uma combinação com a Hypera, dona do Benegrip e da Neo Química, em outubro de 2024. O conselho da Hypera rejeitou a proposta em cerca de 48 horas, apontando uma avaliação baixa e diferenças de governança.

    Carlos negou que a oferta fosse hostil. Defendia economias em pesquisa, produção e distribuição e via na concorrente uma competência que gostaria de incorporar: a construção de marcas conhecidas pelo consumidor. Carlos Sanchez, da família controladora da EMS (Divulgação/EMS) O banqueiro Ricardo Lacerda, do BR Partners, assessorava a Hypera.

    Em entrevista ao InvestNews , contou que encontrou Carlos num jantar na casa do empresário José Seripieri Filho, representando João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, controlador da Hypera. Ali, disse: “Esse casamento pode até acontecer, mas ele tem que ser feito pelo padre, e não pelo delegado ”. A combinação não avançou e logo a EMS encontrou outra noiva em potencial.

    Em março de 2026, a EMS assinou um acordo para comprar da francesa Sanofi a Medley , concorrente que Marcus descreve como a maior que a empresa enfrentou. A operação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A indiana Sun Pharma também participou da disputa e a possibilidade de os indianos levarem a Medley pesou na oferta de Carlos.

    A EMS buscava incorporar uma marca conhecida e, ao mesmo tempo, evitar que uma rival histórica passasse às mãos de um fabricante global. A Sun, porém, também participa de uma disputa que já alterou o ranking do setor. Nos 12 meses encerrados em julho de 2026, os agonistas de GLP-1, classe que inclui Ozempic e Mounjaro, passaram do quarto para o primeiro lugar em vendas em valor no varejo farmacêutico, segundo relatório da IQVIA obtido pelo InvestNews .

    A Lilly, fabricante do Mounjaro, ultrapassou a EMS e ficou em segundo, atrás da Eurofarma. Quatro apresentações do Mounjaro figuraram entre os dez produtos de maiores vendas em valor. A comparação usa preços de compra das farmácias e separa laboratórios, sem consolidar todas as empresas de cada grupo econômico.

    Os genéricos continuaram crescendo: as vendas em unidades avançaram 8,43% no mesmo período. A ascensão das canetas colocou medicamentos de maior valor no centro da disputa, enquanto a EMS mantém seu negócio de grande volume. Segundo Marcus, a EMS investiu mais de R$ 1,5 bilhão na plataforma de peptídeos, moléculas usadas nessas terapias.

    A empresa produz a semaglutida por síntese química, unindo aminoácidos. Em 2024, Carlos também informou ao Valor Econômico que havia tomado R$ 500 milhões em crédito do BNDES para pesquisa. O pedido de registro do Ozivy chegou à Anvisa em 2023.

    A patente da semaglutida venceu em março de 2026, e a aprovação saiu em maio. Diferentemente da cópia do Viagra, o Ozivy não foi registrado como genérico: é um medicamento novo, análogo sintético de um produto biológico, indicado para diabetes tipo 2. No levantamento da IQVIA, o Ozivy já aparecia em sétimo entre os produtos da classe em vendas em valor.

    Em setembro, a Hypera lançou o Semavy , outra semaglutida. Quem fabrica o medicamento, conforme a bula, é a Sun Pharma. A concorrente da EMS na disputa pela Medley passou a fornecer uma caneta vendida pela empresa com a qual Carlos tentara se combinar.

    Questionado sobre a competição com fabricantes estrangeiros, Marcus disse: “Se o indiano fez, a gente também tem capacidade de fazer”. Reconheceu, porém, que a EMS talvez não alcance os mesmos custos dos concorrentes. Marcus Sanchez, VP de Vendas e Marketing da EMS (Divulgação/EMS) As decisões sobre esses negócios passam por três primos.

    Marcus cuida da área comercial; Gabriel, filho de Carlos, responde por pesquisa, operações e novos negócios; Emiliano, irmão de Gabriel, por finanças, gente e gestão. Segundo Marcus, não há CEO: os três vice-presidentes se reúnem semanalmente e procuram decidir por consenso. Quando divergem, Carlos resolve – como controlador e presidente do conselho.

    Irmão de Marcus, Leonardo deixou a rotina executiva e foi para o conselho consultivo. Piloto de automobilismo, comprou em 2025 um Yangwang U9 Xtreme , superesportivo da BYD de cerca de US$ 2,5 milhões. A assinatura ocorreu num jantar na casa do apresentador Luciano Huck, com a presença do fundador da montadora, o chinês Wang Chuanfu.

    Marcus, que perdeu o pai na infância e a mãe aos 24 anos, descreve o tio também como uma figura paterna. “Além de tio, ele ficou sempre como se fosse um pai para nós”, disse. Sobre a sucessão, diz ver uma tendência para que Gabriel ou Emiliano assuma a presidência.

    Admite ainda a possibilidade de um profissional de fora. “Quem tem que tomar a decisão é ele”, afirmou, referindo-se a Carlos. Os primos já dividem o trabalho.

    A escolha de quem terá a palavra final continua com o controlador. ]]>

    Resumo publicado pelo SJX NEWS. O conteúdo integral pertence ao veículo de origem.

    Leia a matéria completa em InvestNews →